Os Grandes Regentes

Os Mais Destacados Maestros E Instrumentistas


André Kostelanetz - Nascido no dia 22 de dezembro de 1901 em São Petersburgo, na Rússia, em uma família judia proeminente, escapou, em 1922, após a Revolução Russa, chegando aos Estados Unidos no mesmo ano. Era conhecido por realizar versões orquestrais de canções e musicais da Broadway. Fez inúmeras gravações ao longo de sua carreira, que teve mais de 50 milhões de vendas. Lançou uma série de álbuns instrumentais pela Columbia Records a partir de 1940 até 1980. Be My Love pode ser considerada uma de suas mais notáveis gravações. Faleceu no dia 13 de janeiro de 1980, no Haiti.




Anthony Ventura - Nascido no dia 4 de dezembro de 1943 em Hamburgo, na Alemanha, seu nome de batismo é Werner Becker. Músico, arranjador e produtor, ficou conhecido através da série "je t'aime". Ventura declarou: "Eu sempre desejei pegar as músicas que eu gostava e lhes dar uma nova entonação, um colorido especial. Fazer uma versão nova dessas músicas já consagradas, sem metais, utilizando apenas instrumentos envolventes como o órgão, o piano, as flautas e as cordas em geral." A música que deu nome à série foi uma de suas mais notáveis gravações.




Bert Kaempfert - Músico, compositor e líder de orquestra de grande sucesso, nascido na Alemanha na cidade de Hamburgo no dia 16 de outubro de 1923, veio a falecer de forma repentina no dia 21 de junho de 1980, na Cidade de Maiorca na Espanha. Sua obra é extensa e de caráter original. Recebeu influência de grandes bandas de jazz norte-americanas e foi considerado um dos pioneiros na execução de jazz na Alemanha. Lançou inúmeros LP's, tendo como suas principais composições as canções Strangers In The Night (eternizada na voz de Frank Sinatra) e Africaan Beat.




Billy Vaughn - Grande maestro, arranjador e compositor norte-americano, que nasceu em Glasgow, no Kentucky, em 12 de abril de 1919 e faleceu em 26 de setembro de 1991 em Escondido, na Califórnia. Fez muito sucesso nas décadas de 50/60 e, com sua
orquestra, gravou clássicos da música mundial. Guardadas as devidas proporções, a orquestra de Billy Vaughn foi, para os anos 50, o que as Big Bands representaram para os anos 40. Seu maior sucesso foi Look For A Star, tema do Filme Circo dos Horrores (1960).




Burt Bacharach - Nascido no dia 12 de maio de 1928 em Kansas City/ Missouri, é um dos mais consagrados compositores norte-americanos. Nos anos 50 e começo de 60, foi o pianista e maestro de Marlene Dietrich. Juntou-se ao letrista Hal David e outros para escrever várias canções populares nos anos 60 e 70. A música de Bacharach tem sido interpretada por diversos cantores famosos, incluindo os Carpenters, Aretha Franklin, B. J. Thomas e, principalmente, Dionne Warwick. Sua música é venerada por ter um estilo sofisticado e melodias marcantes de atmosfera clássica. Entre elas estão Raindrops Keep Falling On My Head, Close To You e I'll Never Fall In Love Again.




Caravelli - Nasceu no dia 12 de setembro de 1930 em Paris. Seu nome de batismo é Claude Vasori. É um compositor e arranjador de música orquestral de grande destaque. Começou como regente de orquestra ainda aos 26 anos. Em 1959, com a ajuda do famoso bandleader de jazz francês, Ray Ventura, obteve um contrato para formar sua própria orquestra, orientado para a música popular. Ficou muito conhecido por sucessos como Wigman e Let Me try Again.




Enoch Light, cujo nome era Enoch Henry Light, nasceu em 18 de agosto de 1905 em Canton/Ohio e faleceu em 31 de julho de 1978, em Redding/Connecticut. A palavra Light foi destaque em muitos de seus álbuns. Na década de 1930 Light estudou regência com o maestro francês Maurice Frigara em Paris. A ele é creditado ser um dos primeiros músicos a ir a extremos para criar gravações de alta qualidade no final dos anos 50 e início de 60, particularmente efeitos estéreo que saltaram os sons entre os canais direito e esquerdo (muitas vezes descrito como "gravação de Ping-pong"). Uma de suas gravações que ficaram mais famosas foi Without You.




Fausto Papetti - Nascido em 28 de janeiro de 1923 em Viggiù, na Itália, e falecido em 15 de junho de 1999 em Sanremo, também na Itália. Tocava sax alto com extremo romantismo e sensibilidade. Suas gravações, às vezes sob o pseudônimo de "Fausto Danieli", também se caracterizam por capa de álbum com mulheres sensuais posando seminuas. Suas obras têm sido amplamente conhecidas em todo o mundo. Tocou a maioria dos hits mais famosos do mundo pop e jazz, bem como canções do século XX. More e Born Free são exemplos de alguns dos hits de seu repertório.




Franck Pourcel - Nascido em Marselha, na França, em 14 de agosto de 1913 e falecido em Neuilly-sur-Seine, Nanterre, também na França, em 12 de novembro de 2000, foi compositor e músico, além de maestro conhecido por suas versões de sucessos musicais de sua época e da música clássica. Seus trabalhos se baseavam na percussão e nas cordas, sobretudo no violino. Gravou mais de 250 álbuns durante sua carreira musical, incluindo os 20 volumes da série "Franck Pourcel E Um Mundo De Melodias". Concorde foi um de seus maiores sucessos.




Franck Chacksfield - Nascido no dia 09 maio de 1914 em Battle, no Reino Unido e falecido no dia 09 junho de 1995 em Kent, também no Reino Unido, foi pianista, organista e compositor, além de maestro. Durante sua carreira de gravações, apenas com a Decca estima-se que seus álbuns venderam mais de 20 milhões de cópias. No total, fez mais de 150 álbuns que foram liberados em muitos países, especialmente na Europa, Japão e Austrália, bem como a Grã-Bretanha e Estados Unidos. Ebb Tide foi uma de suas mais notáveis gravações.




Henry Mancini - Nascido em Cleveland/Ohio na data de 16 de abril de 1924 e falecido em Los Angeles/Califórnia na data de 14 de junho de 1994, Enrico Nicola Mancini foi um grande compositor, pianista e arranjador. Dono de um apurado senso estético muito sofisticado no arranjo de suas músicas e tendo sido um melodista excepcional, é muito lembrado como sendo um dos mais conhecidos compositores de trilhas sonoras para a televisão e para o cinema, ganhando um considerável número de Prêmios Grammy, incluindo um em reconhecimento no ano de 1995. Moon River, do filme Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's - 1960), foi uma de suas maiores composições e sucessos. Ainda compôs para o cinema A Pantera Cor de Rosa (The Pink Panther, 1964) e Hatari, em 1960.




James Last - Nascido em 17 de abril de 1929, em Bremen, na Alemanha, e falecido em 09 de junho de 2015 , em  Palm Beach, Fl, tem como nome de batismo Hans Last. Trata. Compositor, arranjador e regente de orquestra de grande sucesso na Europa e em todo o mundo. Teria já vendido mais de setenta milhões de álbuns. Especialmente na Inglaterra, teve 52 álbuns de sucesso entre 1967-1986. Conquistou numerosos troféus e prêmios, dentre eles o Star Of The Year do Billboard Magazine em 1976 . The Lonely Shepherd (com a participação de Zamfir) e Happy Heart foram duas de suas maiores composições e sucessos.




Lawrence Welk - Nascido em 11 de março de 1903, em Strasburg/Dakota do Norte, e falecido em 17 de maio de 1992, em Santa Mônica/Califórnia , foi acordeonista, líder de orquestra e empresário da televisão americana, que sediou a ele o 'Lawrence Welk Show' de 1951 a 1982. Seu estilo passou a ser conhecido por seu grande número de sucessos em rádio e televisão. Bubles In The Wine pode ser considerado um dos mais destacados.




Mantovani - Nascido em 15 de novembro de 1905, em Veneza, na Itália, e falecido em Royal Tunbridge Wells, no Reino Unido, em 29 de março de 1980. Annunzio Paolo Mantovani (seu nome de batismo) foi uma figura proeminente na Light Orchestral Music. É associado com ‘cascading strings’, um efeito de música que veio a ser uma característica da “Light Music”. Sua família mudou-se para Londres em 1912 e, como parte de uma família musical, o próprio Mantovani estudou no Trinity College of Music e, em uma idade jovem, começou a se apresentar como violinista. Apesar de ser aclamado, mais tarde optou por abandonar os concertos e passou a formar sua própria orquestra, a Típica Orchestra, cujas atuações se tornaram populares com a elite da moda em Londres. Acabou se tornando Mantovani & His Orchestra e, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, se tornou a Orquestra britânica de dança mais popular, desfrutando de popularidade também nos Estados Unidos. Charmaine foi um de seus mais destacados sucessos.




Paul Mauriat - Nascido em 4 de março de 1925 em Marselha, na França, e falecido em 3 de novembro de 2006 em Perpinhã, também na França, foi um dos maiores nomes do estilo Easy Listening. A estética criada por ele, clara, arrojada e, ao mesmo tempo, forte e notável, se desalinha a qualquer padrão, tanto do popular, quanto do lírico. Na busca de identificação, apostou toda a sua energia vital na investigação e aperfeiçoamento constante de sua bem sucedida forma de comunicação, proporcionando a cada música um claro e vivo sentido pessoal, identificável a léguas. A impressão é de leveza, riqueza, transparência, encanto, profissionalismo e acessibilidade a qualquer um. Foi aclamado como ‘Messenger of Mood Music’(Mensageiro da Música Ambiente) e ‘Deus da Música Francesa do pós-guerra’. Dizem os orientais, que o amam: ‘The king of World Music’, mas mesmo assim, como disse um crítico francês, Mauriat é ‘inclassificável’. Classificar Paul Mauriat é limitar o mundo, é deixar de poder tornar a vida mais interessante. Modesto, sóbrio, simpático, Paul estará sempre perto de nós, e talvez mais ainda a cada vez que ouvirmos sua música, pois para ela viveu e vive nas harmonias que parecem inesgotáveis. Seu trabalho mais famoso é de 1968: "L'amour Est Bleu", originalmente gravado por Andre Popp.




Percy Faith - Nascido em 07 abril de 1908 em Toronto, no Canadá, e falecido em 09 de fevereiro de 1976 em Encino, na Califórnia. Na Primeira parte de sua Carreira foi "no ar" trazendo seus arranjos orquestrais originais e composições para rádio. Já na segunda parte de sua Carreira fazia exatamente o que queria fazer, ou seja, criava álbuns de belas músicas . Trouxe-nos seu som único com, arranjos ricos em sua seção favorita: as cordas, que carregavam sua própria assinatura sonora em contracantos ricos e desenvolvimentos harmônicas ao longo da orquestra. Suas mais famosas gravações foram Song From Moulin Rouge e Theme From A Summer Place.




Ray Conniff - nascido em 6 de novembro de 1916 em Attleboro/ Massachusetts e falecido em 12 de Outubro de 2002 em Escondido, na Califórnia, tem como nome de batismo Joseph Raymond . É um dos poucos gênios musicais de sucesso comercial do nosso tempo. Foi exposto à música desde tenra idade. A primeira experiência como músico de orquestra foi no Ginásio Attleboro. Começou como trombonista e, com o tempo, passou a fazer arranjos até tornar-se orquestrador da banda local. Foi considerado o Rei do Easy Listening. Suas interpretações de sucessos como Bésame Mucho, New York, New York e 'S Wonderful foram ouvidas em todo o mundo. Durante uma carreira que se estendeu por seis décadas, conquistou com seus sucessos 10 discos de ouro e dois de platina. Suas vendas por catálogo ultrapassaram as de Jimi Hendrix e Led Zeppelin. Era alegre, extrovertido e simpático. Fez alegria, romance e encantamento de muitas gerações. Muitos romances foram embalados por La Mer, Love Is A Many-Splendored Thing, Aqueles Olhos Verdes e muitas outras canções.



 Richard Clayderman - Nascido em 28 de dezembro de 1953 em Paris. Tem o nome de batismo de nome artístico de Philippe Pagès. É dono de um cartel de 65 milhões de discos vendidos, realizando entre 150 e 200 concertos por ano, tocando piano em todas as partes do planeta, inclusive no Brasil. Tocou até no Kremlin, em Moscou, em plena Guerra Fria. Em 1987, durante um concerto no Waldorf Astoria, em Nova York, a então primeira-dama americana Nancy Reagan o anunciou como "O Príncipe do Romance". Ballade Pour Adeline é o mais notável sucesso de sua carreira.




Roger Williams - Nascido em 1º de outubro de 1924 em Omaha/Nebraska e falecido em 8 de outubro de 2011 em Encino/Califórnia, seu nome de batismo era Louis Jacob Weertz. Sete “singles” de Mr. Williams foram parar na Billboard Top 40. Ao longo de sua longa carreira, gravou mais de 100 álbuns. O historiador musical Joseph Lanza, assim escreveu a seu respeito: "Williams praticamente transformou o piano em uma harpa". Recebeu 18 discos de ouro, ficando conhecido como o "Pianista dos presidentes" por ter se apresentado para nove chefes do governo americano. Autumn Leaves foi a mais notável de suas gravações.




Ronnie Aldrich - Nascido em 15 de fevereiro de 1916 em Erith, no condado de Kent, Inglaterra e falecido em 30 de setembro de 1993 na ilha de Man, no Reino Unido, teve como nome de batismo Ronald Frank Aldrich. Foi um dos precursores do estilo musical Easy Listening (ou Lounge Music). Atuou como pianista de jazz, regente, compositor e fez diversos arranjos musicais. Notável ao desenvolver gravações tocando dois pianos (pela série Phase 4 Stereo) acompanhado pela grande orquestra London Festival sob a regência de Stanley Black. Gravou para a Decca Record Company nos anos 60 e 70, mudando para Seaward Ltda (sua própria companhia). Nomeado diretor musical da Thames Television e, portanto, amplamente conhecido como o diretor musical do programa de televisão The Benny Hill Show. You Only Live Twice é, certamente, uma de suas mais belas e destacadas interpretações.